Solidariedade e Justiça ao Povo Pataxó Hã-Hã Hãe
25 de janeiro de 2024
Nós, da Federação Anarquista Capixaba, vimos por meio desta expressar nossa mais profunda solidariedade diante das violências e atrocidades que o povo Pataxó Hã-Hã Hãe e suas lideranças têm enfrentado no sul da Bahia. É inadmissível que tais situações de injustiça e violência continuem a ser perpetradas contra uma comunidade originária que tem vivido em harmonia com suas terras por gerações.
Repudiamos veementemente a aplicação da teoria do Marco Temporal, que busca deslegitimar a ocupação ancestral dos povos originários sobre as terras que lhes pertencem. Exigimos de forma categórica que a demarcação de seus territórios seja realizada imediatamente, respeitando a autenticidade e importância da história e cultura de seu povo.
É fundamental frisar que a retomada de seus territórios é um ato de justiça e resistência legítimo, luta pela qual nós seguimos lado a lado, em solidariedade e apoio incondicional.
Enviamos nossos mais profundos votos de força e coragem para que os companheiros Pataxós, verdadeiros donos daquela terra continuem resistindo e lutando por seus direitos e pela justiça que lhes é devida.
Em solidariedade,
FACA
Federação Anarquista Capixaba
Mês: Janeiro 2024
Nota da Federação Anarquista Capixaba
Ao Movimento Anarquista em Geral,
E também aos caros membros da I.F.A – BR (Iniciativa Federalista Anarquista do Brasil),
É com pesar que informamos o desligamento de Paulo Henrique Oliveira (Linguiça) da nossa organização. Infelizmente, suas ações recentes feriram a carta de princípios da FACA, comprometendo os valores que prezamos. Dentro desse contexto, reiteramos que ele não representa ou responde por nenhum ato de nossa federação e consequentemente da IFA – Brasil.
Agradecemos sua contribuição passada e reafirmamos nosso compromisso com uma comunidade coesa e alinhada aos princípios anarquistas.
Permanecemos abertos ao diálogo e à construção conjunta de um espaço verdadeiramente democrático.
Saudações Anarquistas!
FEDERAÇÃO ANARQUISTA CAPIXABA – FACA