Primeiro de Maio de 2024: A classe explorada retoma as ruas!

Depois de muitos anos o centro da cidade de Vitória, Espírito Santo, viu novamente as bandeiras pretas e vermelhas do anarquismo tremularem. As companheiras e companheiros da Federação Anarquista Capixaba (FACA) se agrupavam e demais camaradas, inclusive de outras cidades, também chegavam ao ponto de encontro para o início da manifestação.

A energia subversiva já ecoava desde a concentração da marcha, onde as trabalhadoras e trabalhadores de diversos setores produtivos se faziam presentes, empunhando tambores,  gritos e bandeiras contra o sistema opressor em que vivemos.

A marcha tomou a direção do centro da cidade e, com irreverência e coragem, deixamos claro que as ruas pertencem à classe produtiva que, também em memória dos mártires de Chicago e tantos outros que tombaram nas lutas emancipatórias, vociferou seu desejo de uma ordem social libertária, livre das amarras do Estado e do Capital.

Logo depois da marcha, assistimos a uma excelente peça de teatro anarquista, realizada ali mesmo na rua, que contou com a assistência de populares e, sobretudo, crianças – uma oportunidade ímpar para difusão da ideia e cultura libertária.

Já era noite quando se iniciaram os debates sobre economias alternativas, práticas anticapitalistas, autogestionárias e horizontais, momento no qual ensinamos e aprendemos acerca da sociedade que tanto desejamos e lutamos para construir, destacando ainda nossa articulação federalista junto da Iniciativa Federalista Anarquista do Brasil (IFA BR) e da Internacional de Federações Anarquistas (IFA).

Um primeiro de maio de luto e de luta, diverso, profícuo e que a Federação Anarquista Capixaba espera que se repita por longos anos, espalhando a cada dia mais o espírito combativo entre as oprimidas e exploradas.

Federação Anarquista Capixaba – FACA

Um comentário em “Primeiro de Maio de 2024: A classe explorada retoma as ruas!”

1. feliz com essa noticia! o e.s precisa dessa referencia libertaria que hoje eh a faca.

pela anarquia!